sexta-feira, 29 de abril de 2011

ATIVIDADE 2.2 - NAVEGANDO EM BUSCA DO CONCEITO DE HIPERTEXTO. O QUE É HIPERTEXTO?

Mas o que é Hipertexto?


Para responder essa pergunda, observa-se as mais diversificadas respostas trazidas pela grande rede www. O conceito de hipertexto no site Wikpidia, remete a um texto de formato digital que agrega um enorme conjunto de informações podendo ser em forma de blocos de texto,palavras, imagens ou até mesmo sons.

No site Shvoong.com, o conceito de hipertexto é definido como um grande conjunto de possibilidades de produção e utilização e de expressão de dodos os meio de comunicação, e muitas vezes é associadao a multimídia, possibilitando a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMs, Windows, e outras aplicações.

O site webartigos.com, os hipertextos, seja online ou offline são informações textuais combinadas com imagens, sons, organizadas de forma a promover uma leitura (ou navegação) não-linear, baseada em indexações e associações de idéias e conceitos, sob a forma de links. Os links funcionam como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações. O hipertexto é uma obra com várias entradas, onde o leitor/navegador escolhe seu percurso pelos links.

Mas o que se observa, é que o conceito pode ter a soemtne a escrita diferenciada, mas o significado é bem semelhante, pois navegar é preciso...


Atividade 2.1 Navegação em Hipertexto

Navegar Livremete, traz a experiência de descobrir o novo, de visualizar e observar acontecimentos recentes, mas também as vezes pode frustrar as expectativas das pessoas quando estas precisam encontrar um determinado assunto e não o encontram.
Navegar na Internet, pode ser muito perigoso, dependendo da situações, pois você pode ser vítima da falta de segurança na internet, fornecendo dados em sites falsos, contaminando sua máquina por ameaças como os vírus...
Enfim, há uma infinidade de situações quando se navega. Mas é preciso que o usuário saiba realmente o que está querendo fazer...

quinta-feira, 28 de abril de 2011

ATIVIDADE 1.8: PROJETO E.E.B. ITAJUBÁ - CRIANDO OBJETOS DE APRENDIZAGENS SIMPLES PARA AUXILIAR ALUNOS DOS ANOS INICIAIS

O Projeto CRIANDO OBJETOS DE APRENDIZAGENS SIMPLES PARA AUXILIAR ALUNOS DOS ANOS INICIAIS, tem por objetivo criar objetos de aprendizagem simples que servirão de suporte aos alunos e professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Esse projeto, será desenvolvido pelos alunos: Caciane Bido, Marcos André Casagrande, Marivane Zanol, Lucas Junior Zyra Lunardi, do terceiro ano do Ensino Médio da escola de Educaçao Básica Itajubá, para a feira de Ciências da escola que acontece no mês de agosto de 2011. O referido projeto será orientado pelas professoras do educandário Juliana Carollo, professora de Informática e Patrícia Cristina Macedo, professora de Matemática.
O intuíto é que sejam desenvolvidos objetos de aprendizagem simples para auxiliar alunos dos anos iniciais do esnino Fundamental, a aprenderem matemática de uma forma mais atrativa e prática.
Posteriormente, os alunos integrantes do grupo, postarão suas experiências e joguinhos criados em um blog, para que estes objetos de aprendizagem ajudem os professores nas aulas de matemática.


(IDEALIZADORES DO PROJETO)




sexta-feira, 8 de abril de 2011

Atividade 1.7 - WebQuest

WebQuest

WebQuest é uma metodologia de pesquisa orientada, em que quase ou todos os recursos utilizados são provenientes da Web. Foi proposta pelo Professor Bernie Dodge, da Universidade de São Diego, em 1995.

Para desenvolver uma WebQuest é necessário criar um site que pode ser construído com um editor de HTML, serviço de blog ou até mesmo com um editor de texto que possa ser salvo como página da Web.

Assiguir, tem-se um exemplo de webquest voltado à matemática:


Atividade 1.6 - Fronteiras Digitais e Tecnologia e Metodotologia

Com base nos vídeos assistidos, percebe-se o quanto a realidade tecnológica ainda está distante da metodologia que o professor utiliza pra ensinar.
De nada adianta a escola dispor das mais modernas tecnologias, se a forma de transmitir o conteúdo continua ultrapassada, por um preceito de resistência a mudança.
Há uma fronteira digital de muitas milhas em certos profissionais com a realidade tecnológica de hoje. Cabe a cada pessoa saber o tipo de profissional que quer ser, ou seja, se quero ser um bom profissional da educação, devo buscar conhecimento, qualificação, buscar aprender e ensinar com as novas tecnologias, aprendendo a aprender, pois hoje, há inumeras formas de se mudar o método de ensino e fazer com que o modo de ensinar seja mais moderno, atrativo e interativo, para se promover dessa forma a inclusão digital de qualidade.

Atividade 1.5 - De onde vem o Plástico?

Título do vídeo: DE ONDE VEM O PLÁSTICO

Duração do vídeo: 04:05 MINUTOS

Atividade Sugerida: SUGERE-SE A CIRAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGENS POR MEIO DE UMA APRESENTAÇÃO DE SLIDES, ONDE O PROFESSOR CRIA UMA ESPÉCIE DE SOFTWARE EDUCATIVO SIMPLES PARA QUE O ALUNO MEMORIZE E APRENDA DE FORMA PRÁTICA O CONTEÚDO DO VÍDEO ASSISTIDO. TAL RECURSO É FEITO INSERINDO-SE HIPPERLINKS OU AÇÕES NA APRESENTAÇÃO, PARA QUE O ALUNO INTERAJA COM O CONTEÚDO. OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM PODEM SER FEITOS PARA CONTEMPLAR AS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS, LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA. NA ÁREA DA CIÊNCIAS, ENVOLVERÁ O CONTEÚDO DOS COMPONENETES QUÍMICOS EM GERAL. A PARTE DE MATEMÁTICA, ABORDA OS VALORES MATEMÁTICOS UTILIZADOS PARA A CRIAÇÃO DO PLÁSTICO BEM COMO O TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO. EM LÍNGUA PORTUGUESA, A GRAFIA CORRETA DAS PALAVRAS EM GERAL.

Série indicada: TAL ATIVIDADE É INDICADA PARA O 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENAL INICIAL.